Investimento

Ministério do Turismo aposta em adaptações para viabilizar exposições com audiodescrição e Libras

noticia_20161012-1_imagemCerca de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população do País, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destes, 3,6% têm deficiência visual e 1,1% deficiência auditiva. Trata-se de uma parcela significativa de pessoas que ainda vive com pouco acesso à maioria dos produtos culturais oferecidos em museus e exposições.

O Ministério do Turismo investiu nos últimos anos mais de R$ 75 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e capacitação de profissionais para atender turistas com deficiência.

Por isso, experiências de inclusão por meio de atendimento qualificado em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição e equipamentos táteis para os cegos ou pessoas com baixa visão têm mostrado a importância do turismo acessível.

Em visita à exposição A arte monumental de Marianne Peretti, no Museu Nacional da República, em Brasília, o servidor público Luciano Pacheco ficou muito satisfeito com o serviço oferecido em audiodescrição, essencial para que pessoas cegas como ele possam experimentar a arte da criadora de obras monumentais como os vitrais da Catedral de Brasília. “Esta é uma experiência que deve se tornar cada vez mais corriqueira na vida dos museus”.

Guia Turismo Acessível

Como parte do Programa Turismo Acessível, a pasta disponibiliza o Guia do Turismo Acessível, site colaborativo onde os internautas podem avaliar a acessibilidade de hotéis, restaurantes e atrações diversas, em português, espanhol e inglês.

Até o momento, o site obteve mais de 440 mil acessos e 700 avaliações. Por tratar-se de um guia colaborativo, quanto maior o número de avaliações, mais completo será. O Guia Turismo Acessível também está disponível por meio de aplicativo para celulares e tablets, nos três idiomas, e pode ser baixado gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/turismo/2016/10/governo-federal-investe-mais-de-r-75-milhoes-em-acessibilidade-de-museus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *