noticia_20160912-1_imagemO papel da escola na inclusão de pessoas com deficiência, as dificuldades encontradas por cegos, surdos, cadeirantes ou autistas para ter acesso à educação e como os educadores devem contribuir para a superação das dificuldades, são questões que serão debatidas durante o 1º Encontro de Educação Inclusiva em Jaraguá do Sul promovido pelo Instituto Federal de Santa Catarina, cujas inscrições, gratuitas, devem ser realizadas no site educacaoinclusiva.jaragua.ifsc.edu.br até 16 de setembro. O evento contará com palestras nos períodos da manhã e da tarde e é voltado a professores, estudantes de licenciatura e demais profissionais ligados à educação. Estão abertas 200 vagas para o evento, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição. As atividades ocorrerão no auditório da Faculdade Anhanguera.

A psicóloga e coordenadora do evento, Juliana de Souza Augustin Pereira, observa que a educação inclusiva é um tema que precisa ser debatido tanto pelos atuais quanto pelos futuros educadores. “Fala-se muito em inclusão e a escola é um dos principais locais em que esse tema precisa ser colocado em prática. Por isso o IFSC está trazendo a Jaraguá do Sul palestrantes de diversas instituições para conversar sobre a realidade e os desafios ligados à educação inclusiva”, destaca. A programação do dia começa com o credenciamento a partir das 7h30, solenidade de abertura às 8h30, 8h45min a palestra com Mário Cezar da Silva (Joinville) sobre “Pessoa com deficiência, educação inclusiva e acessibilidade: provocativas para um mundo melhor”.

Às 10h15min, a segunda palestra com Juliana Elis Müller de Jesus e Maressa Aguiar de Almeida Zapella, da AMA, sobre “Inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista na Educação”. A programação vespertina inicia com apresentação cultural às 13h15min e às 13h45min, Fabiana Schmitt Corrêa, do IFC Blumenau, abordará o tema “A inclusão escolar do aluno com surdez: desafios e possibilidades”. Às 15h30min, Luana Tillmann, da Furb/Blumenau, abordará os “Aspectos pedagógicos do processo de ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência visual”.

Fonte: http://www.jdv.com.br/

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