A Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) recebe no dia 22 de setembro, a partir das 9h, duas palestras voltadas ao público com deficiência auditiva: Teatro de Animação em Língua de Sinais, com Rodrigo Custódio e Natália Rigo; e O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas, com Natália Rigo. Interessados podem se inscrever para participar dos eventos pela internet. O limite é 60 participantes. A ação faz parte da Semana Inclusiva Grande Florianópolis e conta com apoio da Secretaria de Estado, Cultura e Esporte (SOL) e Fundação Catarinense de Cultua (FCC).

Sobre as palestras:

– Teatro de Animação em Língua de Sinais
Palestrantes: Rodrigo Custódio e Natália Rigo

O teatro de animação – linguagem teatral que envolve bonecos, objetos, sombras, máscaras – passa a ser explorado a partir do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos trabalhos de Rodrigo Custódio e Natália Rigo. Essa palestra vem apresentar ao público os trabalhos dos palestrantes, desenvolvidos desde 2011, contribuindo com a divulgação e o reconhecimento da língua de sinais e das formas de manifestação artística das minorias linguísticas. Assim como as demais minorias, as pessoas surdas – minorias linguísticas usuárias da Libras – possuem sua própria forma de manifestação artística. A Literatura e a Arte Surda/Sinalizada compreendem diferentes poéticas de expressão pelas quais poetas, contadores de histórias, atores e artistas surdos e sinalizantes se expressam.

– O Trabalho de Interpretação para Libras na Esfera Artística: contemplando de forma responsável as minorias linguísticas
Palestrante: Natália Rigo

A esfera artística de atuação do intérprete de língua de sinais é um campo de trabalho crescente no Brasil, inclusive na capital catarinense. A partir da presença cada vez maior das minorias linguísticas nos diferentes espaços sociais, a necessidade de mediação linguística entre usuários de diferentes línguas (e suas formas de expressão) aumenta paralelamente. Interpretar para Libras textos e contextos teatrais, musicais, artísticos e/ou literários requer competências específicas do profissional, assim como uma compreensão clara por parte das pessoas e instituições que buscam oferecer o serviço de interpretação. Contemplar de forma responsável e satisfatória as minorias linguísticas como público consumidor de arte, implica questões emergentes e urgentes a serem pensadas e esclarecidas. Essa palestra busca apresentar ao espectador uma reflexão atenta sobre essas questões, bem como oportunizar uma maior familiarização sobre o tema.

Sobre os palestrantes:

Natália Rigo: tradutora e intérprete de Libras/Português na esfera artística. Professora de Artes e Libras na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formada em Artes Plásticas (UPF) e em Letras (UFSC), é mestre e doutoranda em Estudos da Tradução (UFSC). Desenvolve projetos e pesquisas sobre tradução e interpretação na esfera artística e teatro de animação em língua de sinais.

Rodrigo Custódio: tradutor de Libras/Português. Professor de Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formado em Educação Física (UPF), pós-graduado em Língua Brasileira de Sinais – Libras, é mestre e doutorando em Linguística (UFSC). Além de trabalhos realizados com teatro, desenvolve projetos e pesquisas sobre Libras acadêmica; níveis de fala/sinalização (in/formalidade) e gêneros textuais em Libras.

Semana Inclusiva

A Semana Inclusiva Grande Florianópolis, que será realizada de 19 a 25 de setembro, é resultado de uma articulação do Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, e o Ministério do Trabalho e Assistência Social, por meio da Delegacia Regional do Trabalho de Santa Catarina, com apoio de diversas entidades, órgãos públicos e iniciativa privada.

Além de ações e atividades educativas, esportivas e culturais inclusivas, no dia 24 de setembro será promovido o “Dia D Grande Florianópolis”, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis, ação focada na inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Mais informações sobre o evento no Facebook @semanainclusivaflorianopolis ou pelo email semanainclusiva@sol.sc.gov.br .

Informações adicionais para imprensa
Fernanda Peres
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail:  
imprensa@fcc.sc.gov.br
Site: 
www.fcc.sc.gov.br
Twitter: 
www.twitter.com/fccoficial
Facebook: 
www.facebook.com/FundacaoCatarinensedeCultura 

Fonte:http://www.sc.gov.br/mais-sobre-cultura/22467-semana-inclusiva-biblioteca-publica-de-santa-catarina-recebe-palestras-sobre-libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *