12/09/2012

Pesquisadores desenvolveram método para transformar células-tronco em células auditivas

Inglaterra –  A partir do uso de células-tronco, pesquisadores da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, conseguiram desenvolver um técnica de combate à surdez. De acordo com os pesquisadores, o estudo publicado no periódico científico Nature representa é a demonstração conceitual de que as células embrionárias podem ser empregadas para reparar um ouvido danificado .

 

Tratamento com células-tronco abre caminho para cura da surdez | Foto: Divulgação

O grupo de especialistas “instruiu” as células-tronco embrionárias humanas a gerar, primeiro, células que formam os ouvidos, e posteriormente células sensoriais ciliadas e neurônios.

O grupo de especialistas “instruiu” as células-tronco embrionárias humanas a gerar, primeiro, células que formam os ouvidos, e posteriormente células sensoriais ciliadas e neurônios.

Esta primeira descoberta, segundo Marcelo Rivolta, que liderou o estudo, é “muito positiva”, pois se trata de “uma fonte praticamente inesgotável para produzir células do ouvido sob demanda”.

Numa segunda fase, o estudo procurou comprovar se as células do ouvido funcionariam quando fossem transplantadas para um animal com problemas auditivos.

Os cientistas utilizaram como cobaia um gerbilo, uma espécie de roedor com um aparelho auditivo mais parecido com o dos humanos do que os ratos.

Quando os pesquisadores transplantaram as células progenitoras para os animais que sofreram lesões no nervo auditivo, elas substituíram os neurônios perdidos, reconectaram-se e mostraram uma recuperação funcional significativa.

O estudo ressalta que essa habilidade para restaurar a funcionalidade neuronal auditiva poderia abrir as portas para um futuro tratamento para a surdez baseado em células-tronco.

Rivolta acredita que a técnica poderia ter potencial uso terapêutico em um amplo número de pacientes se for empregada em combinação com os implantes cocleares (dispositivo eletrônico que ajuda a restabelecer a audição).

 As informações são da EFE

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/tratamento-com-c%C3%A9lulas-tronco-abre-caminho-para-cura-da-surdez-1.488743

By socepel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *