15/06/2016

O alvo da capacitação são servidores que trabalham nas ouvidorias públicas e nos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC)

A segunda turma do Curso Básico em Língua Brasileira de Sinais – Libras, voltado para atendimento ao público que utiliza sinais para se comunicar, começou no início de junho com novidade. Desta vez, a turma do curso recebe duas servidoras que atuam na Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE): Maria Karoline Oliveira Moraes Cavalcante e Mariana Façanha Nóbrega Costa. Oferecido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), o alvo da capacitação são servidores que trabalham nas ouvidorias públicas e nos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC).

À frente da Ouvidoria do TCE, Karoline Cavalcante, conta que o setor já buscava se capacitar em Libras, quando foi indicada a participar do curso. “Nós já havíamos sentido a necessidade de procurar um curso na área para melhorarmos o nosso atendimento, mesmo não tendo recebido nenhuma demanda em Libras. É uma maneira a mais que teremos para estimular a participação do cidadão”, diz. Ela conta que o órgão trabalha na divulgação do papel do controle social e da cidadania participativa no projeto TCE Ceará na Comunidade: Queremos Ouvir Você.

Sobre as aulas, a ouvidora reconhece a excelência do material e destaca que pretende se aprimorar mais quando finalizar o curso. “A professora nos estimula muito durante as aulas simulando atendimentos, trocando conhecimento com os outros alunos e fazendo indicação de outros meios para treinarmos o que estamos aprendendo, como vídeos e aplicativos para celular”, completa.

Para o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, ouvidores de outros órgãos são sempre bem-vindos. “Nossa intenção é capacitar o máximo de servidores para atender com excelência qualquer cidadão que possui algum tipo de limitação. É preciso universalizar e padronizar os atendimentos tanto de ouvidoria como de acesso à informação para que todos possam se sentir incluídos nos serviços prestados pelo Governo do Estado”, ressalta.

15.06.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação ( flavia.salcedo@cge.ce.gov.br )
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br )
Camila Lins – Assistente de Publicidade ( camila.lins@cge.ce.gov.br )
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Fonte www.ceara.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *