Noticia_20160319-1_ImagemNesta sexta-feira, dia 18, a Direção Central do CPERS, juntamente com o Movimento Surdo do RS reuniram-se com o secretário de educação, Vieira da Cunha, às 10h, na Secretaria de Educação. Na ocasião, o Movimento Surdo do RS, com representações de diversas cidades do interior, entregou ao secretário uma pauta de reivindicações a qual previa: garantia de classes e escolas bilíngues para surdos, criação da Comissão Estadual de Educação Bilíngue para Surdos no RS, fim da enturmação sem critérios, concurso público para libras, entre outros.

Durante a reunião, a diretora da Escola Padre Réus,  de Esteio, Luciméia Gallkong, relatou que estão sendo fechadas várias escolas especiais para surdos e mudos em todos os Estados. “O Rio Grande do Sul é referência em Educação para surdos e mudos. Por isso, trazemos essa pauta de reivindicações”, destacou.
Luciméia também acrescentou que é preciso fazer concurso e nomear novos professores com formação em libras para atender a demanda. A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, completou a importância da nomeação de novos educadores. “Viu secretário, na pauta deles aparece as nomeações, por isso é tão importante as nossas reivindicações para a nomeação de novos professores e funcionários de escola. Nosso Estado precisa de mais profissionais”, observou.

Vieira comprometeu-se em criar uma comissão na próxima semana com representantes da Seduc para avaliar as reivindicações, demandas e necessidades que a educação para surdos e mudos está enfrentando.

O CPERS/Sindicato fará parte dessa comissão que visa contribuir para a qualidade da Educação para surdos e mudos do Rio Grande do Sul.

Fonte: http://cpers.com.br/cpers-e-movimento-surdo-do-rs-reunem-se-com-o-secretario-de-educacao-vieira-da-cunha/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *