Noticia_20160310-1_ImagemA Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida de São Caetano do Sul entregou, na segunda-feira (7/3), no Teatro Vladimir Capella, do Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, os certificados de conclusão do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para mais 55 alunos munícipes e funcionários públicos das turmas dos níveis básico e intermediário. Iniciativa do prefeito Paulo Pinheiro, desde 2013 foram 400 matriculados (80% já se formaram). Atualmente, 150 estudantes seguem aprendendo o idioma.

O chefe da pasta, Thiago Tortorello, pontuou a Libras na cidade como instrumento de inclusão social. “Cada vez que ocorrem as formaturas, percebemos a evolução dos alunos. Ficamos emocionados com a rapidez do aprendizado, já que a prova foi formalizar uma frase de agradecimento na Língua Brasileira de Sinais. O pessoal está contente e encarnou o idioma. Isso vem trazendo uma verdadeira transformação positiva da sociedade civil.”

“Com cursos gratuitos à população, São Caetano vem cumprindo a determinação legal do Decreto Federal nº 5.626/2005, que regulamenta a Lei 10.436/2002. É a famosa Lei de Libras, que já tem quase 14 anos sancionada. A legislação estabelece como meio de comunicação e expressão o idioma da comunidade surda brasileira, garantindo assim o acesso aos direitos básicos, como saúde e educação, por meio da língua de sinais”, concluiu Thiago.

Fonte: http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *