Noticia_20160229-7_Imagem02Câmara aprovou proposta que cria cargos de instrutor de libras e intérprete.
Profissionais irão atuar na rede municipal; projeto passará pelo Executivo.

A Câmara Municipal de Viçosa aprovou, em reunião extraordinária nesta terça-feira (1º), um projeto de educação para surdos. O projeto de lei prevê a criação de cargos de instrutor de Língua Portuguesa de Sinais e intérprete de Língua Brasileira de Sinais para a rede municipal de ensino. A proposta foi encaminhada nesta quarta-feira (2) para a Prefeitura de Viçosa e para entrar em vigor precisa ser sancionada pelo Executivo dentro de dez dias.

De acordo com a Câmara de Viçosa, o texto prevê a criação de duas vagas a nível superior para profissionais graduados em Pedagogia e curso de libras e cinco vagas a nível médio para intérprete de Língua Brasileira de Sinais. As vagas serão oferecidas em concurso público.

O projeto foi encaminhado à Câmara pela Prefeitura de Viçosa e tem o objetivo de levar às escolas e à Secretaria de Educação, profissionais que coordenem o oferecimento de curso e assistência aos alunos com deficiência auditiva, pais, professores e servidores que diretamente lidam com os surdos. E, ainda, intérpretes que acompanharão diretamente a rotina escolar do aluno e seu relacionamento com professores e colegas, promovendo a inclusão do aluno com a escola.

Além de atender à determinação do Decreto Federal nº 5626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-Libras, a iniciativa vem ao encontro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96) que assegura à criança deficiente física, sensorial e mental o direito de estudar em classes regulares.

O representante da Associação dos Surdos de Ponte Nova e região, Eduardo Andrade Gomes, participou como intérprete da reunião na Câmara que aprovou o projeto e conta que a proposta trará mudanças significativas para os surdos.

“Muitas vezes, as crianças surdas são filhas de ouvintes e estes pais não sabem libras. Com o projeto os surdos poderão conviver diariamente com a língua brasileira de sinais e, assim, irão se comunicar com muito mais facilidade. Esta mudança trará muito mais acessibilidade aos deficientes auditivos”, comentou.

Aprovação da lei e concurso público
De acordo com a Prefeitura Municipal, após receber o projeto de lei, será sancionada dentro de dez dias pelo prefeito Ângelo Chequer (PSDB). A Secretaria de Comunicação do munícipio informou que após a lei ser sancionada, as sete vagas previstas serão ofertadas através de concurso público. Não há previsão para divulgação do edital.

Fonte: http://centralizada.com.br/home/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *