Noticia_20160119-1A_ImagemDesde segunda-feira (18), deficientes auditivos têm à disposição nos cartórios de Sorocaba um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por meio de teleconferência, o novo sistema passa a integrar o atendimento presencial no cartório, evitando que o surdo seja obrigado a levar consigo um intérprete para poder requerer serviços nesses estabelecimentos. A iniciativa é da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) com base na Lei Federal nº 13.146/2015, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência. Para cumpri a lei, a Anoreg fez parceria com uma empresa que dará esse suporte pela internet, inclusive com os serviços de profissionais de Libras. Aliás, Libras é considerada a segunda língua oficial do País, porém, poucos são os que a conhecem.


Beneficiados 

Conforme dados do último Censo (2010) realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Sorocaba, 28.728 pessoas têm dificuldades para ouvir. Desse número, 1.824 não conseguem ouvir de modo algum; 4.804 têm grande dificuldade para ouvir; e 22.100 têm alguma dificuldade. No Estado de São Paulo, são cerca de 586 mil deficientes auditivos. Embora os cartórios não tenham uma estatística de quantos atendimentos fazem por mês a pessoas com essa deficiência, afirmam que são procurados por elas. “Pelo menos aqui recebemos mais de uma vez pessoas surdas alfabetizadas que, quando não podiam trazer algum intérprete de Libras, escreviam para o atendente”, afirma a tabeliã Sofia Nóbrega Reato, 29 anos, que administra o 3º Tabelião de Notas.

Segundo ela, em Sorocaba, há quatro cartórios de Notas – incluindo o dela -, dois de registros de imóveis, dois de registro civil e um cartório de protesto. Os cartórios têm à disposição 15 minutos para usar o sistema. Adicionais são cobrados. Segundo Sofia, paga-se R$ 2, por minuto adicional. “Não deixaremos de ter o serviço e nada será repassado ao cliente”, destaca. Os cartórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Fonte:http://www.jornalcruzeiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *