Noticia_20150709-1A_ImagemA área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoa que, por alguma razão, possui defasagem comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever não é funcional.

Noticia_20150709-1B_ImagemAlunos da Disciplina de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano. Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades em Língua Brasileira de Sinais e de expressão e compreensão da cultura e comunidade Surda, o Projeto Assistivo, orientado pela professora de Libras, Izabela Cristina Alves e realizado pelos alunos dos cursos do Ensino Superiores em Tecnologia em Processos Gerenciais e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, teve como proposta criar Chaveiros Comunicativos em Libras (CCL), com temáticas diversas de utilidades do dia a dia.

Noticia_20150709-1C_ImagemProjeto Assistivo: Chaveiros Comunicativos em Libras – CCL

Os chaveiros foram organizados e construídos com base nas aulas da disciplina (Optativa) de Libras. Os alunos elaboraram os chaveiros em Libras como no modelo dos cartões de comunicação, pranchas de comunicação, contendo: placas alfabéticas de palavras e numerais, temáticas de cumprimentos, alimentos, verbos, cores, adjetivos, atendimento ao público, corpo humano, disciplinas escolares, e etc. A maneira criativa e objetiva da criação dessa tecnologia assistiva de comunicação alternativa, pode tornar-se uma ferramenta poderosa para o acesso das pessoas Surdas em meio a sociedade que ainda desconhece a Língua Brasileira de Sinais e também as pessoas ouvintes no atendimento bilíngue acessível às pessoas surdas. Ainda podendo emplementar o projeto a um contexto profissional, em aplicar esses recursos de comunicação a necessidade de cada pessoa, construíndo um CCL de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.

Noticia_20150709-1D_ImagemApresentação da aluna Beatriz Cristina Rodrigues de Lima, do curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS

Fonte: http://www.ifspcaraguatatuba.edu.br

By socepel

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