Objeto é descobrir formas para que exista inclusão igualitária.
Dos debates foram elaboradas 10 propostas de melhorias na cidade.

 

Noticia_20150702-1A_ImagemA cidade de Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, recebeu a 4ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, nesta terça terça-feira (30). Com o tema “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”, o objetivo do encontro foi debater e descobrir formas para que exista inclusão no município de fora igualitária.

De acordo com a secretária executiva de conselhos municipais, Josana da Silva, a ideia é sensibilizar as pessoas para trabalhar em prol dos direitos dos deficientes. “Queremos saber se existe acessibilidade no município, se os direitos estão sendo garantidos no comércio e filas bancarias, por exemplo. Sabemos que esses direitos nem sempre são assegurados e é isso que estamos discutindo”, informou a servidora da Secretaria Municipal.

Para o ex-presidente da Associação de pais e amigos dos surdos, Manoel Francisco da Silva, essa conferência é importante, pois mostra a realidade das pessoas com deficiência em Cacoal. Silva destaca que em 2013 foi votado e aceito por unanimidade na Câmara Municipa, uma resolução que instituía a tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões plenárias, audiências públicas e reuniões.

Noticia_20150702-1B_ImagemSegundo ele, desde a aprovação da resolução a tradução não foi inserida em nenhuma sessão da Câmara. “Para mim isso é uma forma de constrangimento as pessoas com essa deficiência. Porque os ouvintes têm direito, a saber, o que acontece nas sessões e os surdos não?”, questiona Silva.

Na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foram abordados todos os tipos de deficiência. Durante os debates, também apareceram dez propostas de melhorias para pessoas com deficiências, que serão levadas até a conferência estadual.

A data para realização da conferência estadual ainda não foi definida

Fonte: http://g1.globo.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *