Inspeções acontecem com intuito de promover a melhoria das condições do ensino ofertado na rede pública

O Ministério Público Federal (MPF/ES) e o Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES) realizaram a sexta visita a escolas estaduais dentro do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), desenvolvido em parceria pelas duas instituições. A proposta é promover a melhoria das condições do ensino ofertado na rede pública. Inicialmente, o projeto alcançará 18 unidades de ensino estaduais da capital.

A inspeção ocorreu na escola Aflordizio Carvalho da Silva, localizada no bairro Itararé. A ideia é verificar “in loco” situações como a efetividade de programas federais, infraestrutura e condições do corpo docente.

Segundo a procuradora da República Elisandra de Oliveira Olímpio, que fez a visita acompanhada da promotora de Justiça Maria Cristina Rocha Pimentel, titular da Promotoria de Justiça da Educação da capital, a escola é nova e possui uma boa estrutura. “Senti a direção da unidade bem preparada e envolvida com os desafios, além de empenhada em realizar um trabalho diferenciado e de resgate dos estudantes no desempenho escolar e de envolver a família nesse contexto, no acompanhamento educacional dos filhos”, explicou Elisandra.

Saiba mais – O MPEduc busca garantir a educação pública de qualidade para crianças e jovens brasileiros e já está presente em mais de 130 municípios brasileiros. O objetivo é permitir ao cidadão – aluno e responsável – um maior controle dos gastos públicos e da qualidade da educação nas escolas onde o projeto será desenvolvido. Esse é mais um instrumento para a participação ativa da sociedade na melhoria do ensino público.

O projeto prevê ainda a realização de audiências públicas para tratar de questões como aplicabilidade das transferências de recursos dos programas do Governo Federal, capacitação de professores, transporte escolar, merenda, bibliotecas e demais aspectos que envolvam a comunidade.

Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal no Espírito Santo

E-mail: pres-ascom@mpf.mp.br

Telefone: (27) 3211-6444 / 3211-6489

www.twitter.com/MPF_ES

Fonte: http://noticias.pgr.mpf.mp.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *