Ademar Miler Júnior foi o primeiro surdo a defender uma tese de mestrado na Universidade Federal do Espírito Santo. Também foi o primeiro surdo a se formar no curso de Pedagogia e a exercer a função de professor substituto da UFES. “A universidade precisa abrir esse lugar, esse espaço, pensar a cultura surda, pensar a comunidade surda, olhar para as crianças, para os surdos que vão entrar e ver esse crescimento futuro”, declara o pedagogo.

Em um passeio com irmãos e sobrinhos no Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, Valquíria – que é surda – comenta sua relação com a família, notadamente unida: “Sempre tive bastante contato com minha irmã mais velha. Ela sempre teve bastante carinho comigo. Com meu irmão mais novo, tinha aquela questão de cuidar. (…) Nós três sempre fomos bastante unidos.”

O Programa Especial visitou a Associação de Surdos de Cuba (Ansoc), para saber como atua, e aprender sobre a língua de sinais cubana.

Nosso trabalho social significa, em termos da assistência social, dar assistência aos membros com deficiência – neste caso, os membros surdos – que queiram ser esportistas, que queiram resolver problemas na educação. Trabalhamos também com pessoas ouvintes que tenham interesse nos cursos de língua de sinais. Pois os surdos estão na rua e a comunidade de ouvintes não sabe a Língua de Sinais”, explica o presidente da Ansoc, Rafael Seijo.

No quadro Eu sou Fã do Programa Especial, o depoimento de um dos fundadores da URECE Esporte e Cultura, Gabriel Mayr.

Assista na íntegra:

Fonte: http://www.ebc.com.br/cidadania/2015/06/deficiencia-auditiva-e-tema-do-programa-especial-0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *