Colinas – TO

Noticia_20150614-2_ImagemCom o intuito de promover a interação entre os participantes do curso de LIBRAS, em atendimento às necessidades da pessoa com deficiência auditiva, aconteceu na noite desta quinta-feira (11), no Colinas Restaurante, o 2° Encontro de Surdos e Ouvintes. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) e contou com a presença de deficientes auditivos e ouvintes participantes do Curso Avançado em LIBRAS.

O encontro contou com uma programação especial alusiva ao Dia dos Namorados, onde os cursistas participaram do evento na companhia de seu namorado ou namorada, com mensagens e dinâmicas alusivas à data.

O Curso Avançado de Libras conta com carga horária de 120 horas, sendo um encontro por mês, com aulas práticas e de interação realizadas mensalmente. Estão participando do curso, servidores de órgãos municipais, professores, motoristas escolares, empresários, deficientes auditivos e familiares. O CMAEE conta com 30 participantes no Curso de LIBRAS Avançado, ministrado pelas professoras Carla Neres e Sabrina Santos; e 45 participantes no Curso de LIBRAS Básico ministrado pela professora Girlene Ferreira.

“A proposta dos cursos de LIBRAS do CMAEE é que alunos surdos e ouvintes tenham momentos de lazer e interação como este, para promover a confraternização entre os cursistas aliada à fixação do conhecimento adquirido no curso”, afirma a diretora do CMAEE, Deuzilene Miranda.

A cursista Jessiana Pereira, afirma que a experiência de participar do curso aprimora a comunicação entre surdos e ouvintes. “O encontro foi além do esperado, pois trocamos informação, ideias e tivemos a oportunidade de conversar através da LIBRAS, com a qual já podemos nos comunicar através do conhecimento adquirido com a realização do curso. Esse é um momento muito especial, pois fortalece o nosso aprendizado”.

A secretária Municipal de Educação, Regiane Alcântara, participou do evento e parabenizou o trabalho realizado pelos profissionais do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado. “Eu vejo com muita admiração o trabalho realizado pelo CMAEE, pois tem proporcionado através de um projeto inovador, a formação de agentes multiplicadores da inclusão social, investindo na educação dos surdos e buscando a sua inserção no mercado de trabalho, através da parceria com o SENAI”.

Fonte: http://colinas.to.gov.br/noticia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *