Até sexta-feira (29), moradores da Grande Flexal, região que contempla os bairros Flexal 1, Flexal 2 e Nova Canaã, em Cariacica, poderão se inscrever para o “Projeto Comunidade Bilingue”, iniciativa que envolve a realização de aulas gratuitas sobre a Língua Brasileira de Sinais, ou Libras. A iniciativa, que já está em sua segunda edição, faz parte de uma parceria entre a Vale, a Associação de Moradores de Flexal 1 e Nova Canaã e a Associação dos Profissionais de Libras do Espírito Santo. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas na Escola Estadual Manoel Pascoal de Oliveira, em Nova Canaã, onde serão realizadas as aulas.

Para este ano estão previstas duas turmas, uma de nível básico, voltada para iniciantes, e outra de nível intermediário, para pessoas que participaram da edição anterior do curso, realizada no ano passado, ou que já tenham algum conhecimento sobre o assunto. Serão disponibilizadas 30 vagas para cada uma das turmas, totalizando 60, e a previsão é que as aulas tenham início no dia 1º de junho.

A metodologia do curso envolverá aulas expositivas e dialogadas, grupos de debates, atividades práticas individuais e em grupo e avaliação do conhecimento teórico e prático adquirido durante as aulas. Para participar é preciso ter mais de 15 anos e ter completado o Ensino Fundamental. Para o interessado nas aulas do nível intermediário, é preciso, também, já ter participado do Curso Básico de Libras.

A primeira edição foi realizada entre outubro de dezembro de 2014 e dela participaram 60 pessoas da comunidade local. Uma delas foi Priscila Alves Evangelista, mãe de Gabriel Evangelista de 10 anos de idade, que é deficiente auditivo. “Agora eu posso mandar o meu filho ir ao supermercado, ou à farmácia, sem a lista de compras porque sei que, agora, a comunidade tem condições de compreendê-lo e se comunicar com ele”, conta Priscila.

“A ideia de promover as capacitações na Língua Brasileira de Sinais, especificamente da comunidade da Grande Flexal, é uma forma de ampliar os meios de comunicação e de interação com os deficientes auditivos que residem na região. Além da comunidade local, também serão contemplados profissionais que atuam nas redes públicas estadual e municipal de ensino e servidores de órgãos públicos e privados na região”, explica o gerente de Relações com Comunidade da Vale no Espírito Santo, Daniel Rocha.

Conteúdo

O curso Básico de Libras irá abordar temas variados, como introdução à Língua Brasileira dos Sinais, modelos educacionais na educação dos surdos, políticas nacionais de inclusão, sistema de transcrição para Libras, alfabeto manual, numerais cardinais e ordinais, advérbios, locais para compras, profissões, sinais relacionados ao ambiente de trabalho e diálogo em Libras, entre outros.

Já no nível intermediário, que envolve um conteúdo mais amplo e aprofundado, os participantes irão aprender sobre Legislação da Língua Brasileira de Sinais e terão aulas de Gramática. Nesse último, o conteúdo programático envolverá o aprendizado sobre tipos de frases, advérbios de tempo, pronomes e expressões interrogativas, morfologia da língua brasileira de sinais, escrita e tradução de pequenos textos, entre outros temas.

Fonte: http://www.eshoje.jor.br/_conteudo/2015/05/noticias/30081-lingua-de-sinais-abre-novas-possibilidades-para-moradores-de-cariacica.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *