10/10/2013

Os vereadores Milvinho (PSL), Adauto Carteiro (PRTB) e Marcílio Alves (PMDB) encaminharam na reunião ordinária de ontem (9) um Projeto de Lei que institui política pública municipal e diretrizes para a Educação Bilíngue aos portadores de deficiência auditiva em Governador Valadares, considerando o grande número de portadores. De acordo com o projeto, o desenvolvimento da política educacional especial aos estudantes surdos deverá priorizar a utilização da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação e de instrução e promoção de sua aquisição como primeira língua.

Segundo os parlamentares, o projeto leva em consideração a necessidade de se promover na rede municipal de ensino, uma política educacional inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos surdos com especificidade linguística reconhecida pela Lei Federal nº 10.436 de 24 de abril de 2002 e direito a ser considerado um sujeito bilíngue.

Ao longo dos anos, a Associação dos Surdos de Governador Valadares tem realizado várias atividades como encontros, seminários, cursos e outros trabalhos visando esclarecer para a sociedade em geral a importância de respeitarem a forma de comunicação da comunidade surda, sua cultura e história de evolução, enquanto minoria linguística, que há séculos vem lutando pelo seu espaço de reconhecimento de direitos que lhe são inerentes.

A Associação dos Surdos de GV tem realizado várias atividades visando esclarecer a importância de respeitarem a forma de comunicação da comunidade surda, sua cultura e história de evolução

 

Amanda Ribeiro/ Yuri Coelho

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Câmara Municipal de Governador Valadares

 (33) 32722419

facebook.com/camaramunicipalgv

@camaragv

 

Fonte: http://www.camaragv.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=17275

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *