Acontece no próximo sábado, dia 11 de abril, o I Colóquio: Pesquisas atuais
na área de surdez, promovido pelo Departamento de Línguas Vernáculas (DLV) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O evento será realizado no auditório da UNIR-Centro, das 13h às 19h. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

Noticia_20150408A_Imagem O seminário tem por objetivo divulgar pesquisas realizadas na área da educação e surdez, apresentando os referenciais culturais da comunidade surda em geral por meio da socialização dos conhecimentos na área, conforme explicou a professora Marília Pimentel, chefe do DLV.

   “Pretendemos oferecer um espaço de socialização de conhecimentos entre surdos e ouvintes. As pesquisas na área da surdez são recentes no Brasil, por isso, é importante conhecê-las a fim de fomentar a cultura e identidade surda e sensibilizar a sociedade para as diferentes formas de perceber e pensar o mundo”, disse a professora.

   Segundo a professora, a socialização das pesquisas atuais na área da surdez na região Amazônica e em outros locais do país estimula a comunidade surda e ouvinte a voltar-se ao campo de pesquisa nesta área, além de incentivar o ingresso nos programas de Mestrado e Doutorado. “O evento propiciará a reflexão sobre pesquisas atuais na área da surdez, possibilitando conhecer as diferentes visões do mundo surdo e ouvinte, assim como o conhecimento da amplitude do campo de pesquisa da língua surda”, finalizou.

   Entre os temas abordados no colóquio estão: Representações culturais dos surdos na literatura surda; As falas do silêncio: narrativas da história de Rondônia em LIBRAS; Os desafios da formação docente na aprendizagem dos alunos com surdez na rede municipal de Ji-Paraná; Os desafios da implantação do curso de Letras Libras e Os desafios do professor surdo no Ensino Superior.

   O evento é coordenado pelo professor surdo Amarildo João Espíndola, do Departamento de Línguas Vernáculas da UNIR, e contará com a participação de professores pesquisadores da UNIR, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), além de mestrandos da UNIR

Noticia_20150408B_Imagem

Fonte: http://www.unir.br/index.php?pag=noticias&id=14504

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *