26 de setembro de 2013

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) inaugurou hoje à noite o Campus Palhoça Bilíngue, localizado na rua João Bernardino da Rosa, no Bairro Pedra Branca. A unidade é voltada para a educação bilíngue em língua brasileira de sinais (Libras) e língua portuguesa. Oferece cursos de qualificação, técnicos e de especialização na área de multimídia e educação bilíngue (confira no site do câmpus quais são). Conta atualmente com 252 estudantes, entre surdos e ouvintes. São 17 professores e 14 técnicos administrativos em educação trabalhando no câmpus. A unidade foi inaugurada pela reitora do IFSC Maria Clara Kaschny Schneider. O atual presidente da Cohab-SC, ex-prefeito de Palhoça, foi um dos convidados. À frente da prefeitura, ele viabilizou o terreno.
Segundo o diretor-geral do campus, Valdir Silva, o investimento total, incluindo a obra e equipamentos, chegou a R$ 12 milhões. O número de alunos será ampliado para 800 alunos em cursos presenciais e 1,2 mil para ensino à distância. O campus terá 60 professores e 45 técnicos administrativos. A eduação de surdos começou em 1988, quando a unidade São José da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (atual Câmpus São José) recebeu o primeiro aluno surdo. Três anos depois, surgiu o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Surdos (Nepes) e, depois, foram criados cursos específicos para esse público, desde o Ensino Médio Bilíngue até a especialização.

– A entrega do Câmpus Palhoça Bilíngue à comunidade é a realização de um sonho construído por muitas mãos. É um momento de confraternizar e agradecer – afirmou  o diretor, Vilmar Silva, que foi um dos pioneiros mna educação de surdos no IFSC.

Atualmente, o IFSC tem 19 campus distribuídos em todas as regiões de Santa Catarina e dois em implantação. Além da unidade de hoje, a Grande Florianópolis tem mais três: Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/estelabenetti/2013/09/26/ifsc-inaugura-o-campus-palhoca-bilingue/?topo=67,2,18,,,77

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *