Noticia_20150317_ImagemA Secretaria de Educação do Recife inaugurou salas bilíngues para alunos surdos da rede municipal, nesta terça-feira (17). Foram instaladas salas em sete escolas que têm turmas de Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). 

O evento oficial de abertura ocorreu na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby.
O Recife agora faz parte das cidades brasileiras que possuem escolas públicas bilíngues. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Campina Grande adotam esta iniciativa.

Em parceria com professores surdos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), a Divisão de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Educação do Recife selecionou 15 professores que possuíam domínio da Língua de Sinais Brasileiro (Libras), para trabalhar exclusivamente nessas salas.

Antes, os alunos surdos assistiam às aulas com os demais estudantes e o conteúdo era traduzido por um intérprete, que também tinha que repassar ao docente o que a criança estava entendendo. Agora, os professores das matérias específicas passarão a ministrar as aulas diretamente em Libras, aumento a qualidade do que é passado. Nas salas bilíngues as aulas terão ênfase no uso de elementos visuais, como cartazes e vídeos. Além, do conteúdo escolar os alunos vão aprender aulas sobre a identidade do surdo.

O programa atenderá inicialmente cerca de 100 alunos surdos de setes escolas municipais. São elas: Escola Mário Melo, em Campo Grande; Escola Rozemar de Macêdo, em Casa Amarela; Escola Governador Miguel Arraes, na Estância; Escola Karla Patrícia, em Boa Viagem; Escola Cristiano Cordeiro, na UR-02/Ibura, e Escola Magalhães Bastos, na Várzea. 

A intenção é que o programa seja ampliado para unidades nos próximos anos.
Outra novidade na Educação Especial do Recife é a  disposição de 11 novos ônibus para fazer o transporte inclusivo dos alunos com comprometimentos na locomoção, comunicação e na interação social.

Fonte: http://m.noticias.ne10.uol.com.br/educacao/noticia/2015/03/17/escolas-municipais-do-recife-ganham-salas-bilingues-para-alunos-surdos-537747.php

2 thoughts on “Escolas municipais do Recife ganham salas bilíngues para alunos surdos”
  1. Estou indo morar no recife tenho uma filha deficiente auditiva de 34 anos hoje moramos em São Paulo muito mim interessa uma vaga o que devo levar de documentos

  2. Estou indo morar no recife tenho uma filha deficiente auditiva de 34 anos hoje moramos em São Paulo muito mim interessa uma vaga o que devo levar de documentos

  3. Estou indo morar no recife tenho uma filha deficiente auditiva de 34 anos hoje moramos em São Paulo muito mim interessa uma vaga o que devo levar de documentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *