A Secretaria Municipal de Educação (SME) dispõe de seis unidades de Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos – EMEBS. A capacidade de atendimento é de 1.224 crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência auditiva/surdez, surdo, cego ou com outras deficiências como limitações ou disfunções associadas à deficiência auditiva/surdez.

O atendimento feito nas EMEBS contempla a grade curricular convencional do nível de ensino no qual os alunos se encontram, seja educação infantil ou ensino fundamental e traz o diferencial do ensino de uma segunda língua, a Língua Brasileira de Sinais. Nestas escolas todos os educadores possuem especialização em educação especial, com ênfase em deficiência auditiva e, além disso, possuem instrutores da LIBRAS, que prestam atendimento individualizado aos alunos e atuam como formadores com os professores e pais de alunos.

Só no ano passado, a SME ofereceu para 236 professores curso de pós-graduação em Educação Especial com aprofundamento em deficiência auditiva, para atender a demanda existente nas escolas bilíngues e nas demais unidades regulares, que atendem alunos com esse tipo de deficiência.

Conheça neste link, um projeto desenvolvido com alunos da EMEBS Madre Lucie Bray, onde a Banda do Silêncio tem agitado muitos eventos da rede pública e que já teve destaque internacional pelo seu trabalho.

Professor Fábio Bonvenuto em apresentação com a Banda Música do Silêncio

Clique aqui e acesse o blog da Banda Música do Silêncio.

Confira abaixo as unidades que possuem o atendimento bilíngue:

EMEBS

Bairro

 DRE

Anne Sullivan

Chácara Santo Antônio

Santo Amaro

Helen Keller

Aclimação

Ipiranga

Madre Lucie Bray

Vila Constância

Jaçanã/Tremembé

Profº Mario Pereira Bicudo

Jardim Centenário

Freguesia/Brasilândia

Profª Neusa Bassetto ­

Mooca

Penha

Profº Vera Lucia Aparecida Ribeiro

Jardim Líbano

Pirituba

Fonte:http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/anonimosistema/detalhe.aspx?List=Lists/Home&IDMateria=1403#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *