O artesão Roberto Aguero, de Jacareí, faz trabalhos em bordado há quatro anos. Deficiente auditivo, ele trabalha em casa e, com a aquisição de uma nova máquina, resolveu ampliar a produção e buscar novos mercados.

Noticia_201501312_ImagemPara realizar o desejo de formalizar seu negócio, procurou o PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor) de Jacareí – mantido em parceria do Sebrae-SP com a Prefeitura, Ciesp, Assecon, Rotary Club, Sincomércio e Sindicato Rural – e utilizou um serviço especial disponibilizado pelo Sebrae-SP: o atendimento gratuito com a presença de um intérprete de libras, a língua brasileira de sinais.

Aguero esteve ontem (29/1) no PAE e, após as orientações do agente de Maurílio Junqueira e da analista do Sebrae-SP Lívia Torres – transmitidas com auxílio do intérprete Ederson dos Santos-, conseguiu formalizar seu negócio no próprio local e pôde buscar no mesmo dia o alvará de funcionamento na Prefeitura.

Aguero se mostrou feliz por ter conseguido resolver rapidamente sua demanda e expressou, por email, suas impressões sobre o atendimento no PAE. “Foi excelente. A presença do intérprete me deu mais confiança e facilitou a comunicação. O apoio do Sebrae, que está priorizando e focando nas pessoas com deficiência, é muito importante. Agora pretendo participar de palestras e cursos, com a ajuda de intérprete”, comentou.

Este foi o primeiro atendimento do Sebrae-SP com presença de intérprete de libras na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O Sebrae-SP disponibiliza o serviço em todo o estado de São Paulo.

Para agendar o atendimento especial gratuito na região – assim como pedidos para participação de intérpretes em palestras e cursos -, os interessados podem procurar os escritórios regionais do Sebrae-SP em São José dos Campos e Guaratinguetá, além dos PAEs em Taubaté, Jacareí, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ilhabela, Pindamonhangaba, Campos do Jordão e Cruzeiro. O pedido deve ser feito com antecedência de pelo menos cinco dias úteis da data de preferência do cliente.

Inclusão

Na RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte, iniciativas como o workshop de acessibilidade “Você Pode Mais”, realizado em Jacareí em 2014, e oficinas sobre empreendedorismo com deficientes visuais do Centro de Reabilitação Pró-Visão, promovidas no ano passado em São José dos Campos, são exemplos de projetos que buscam valorizar as pessoas com deficiência.

Uma ação mais ampla é o programa “Sebrae Mais Acessível”, criado no ano passado. O objetivo do programa é inserir pessoas com deficiência no mercado de trabalho, fomentar ações de empreendedorismo, promover capacitações em gestão empresarial e orientar para a inserção profissional de pessoas com deficiência.

O Sebrae tem investido na criação de um ambiente favorável para a inclusão de pessoas com deficiência no empreendedorismo, seja como empresários, funcionários de empresas ou clientes. Todos os cursos a distância oferecidos pelo Sebrae-SP estão acessíveis também para pessoas com deficiência.

Mais informações sobre o “Sebrae Mais Acessível” podem ser obtidas nos escritórios regionais do Sebrae-SP em Guaratinguetá (12 3132-6777) e São José dos Campos (12 3922-2977)

Fonte: http://valenews.com.br/geral/20153-sebrae-sp-faz-atendimento-especial-para-deficiente-auditivo-em-jacarei.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *