Veja abaixo que é possível praticar uma inclusão de fato:

Câmara e prefeitura terão auxílio de intérpretes de LIBRAS para inclusão de surdos

Surdos poderão acompanhar sessões públicas da Câmara e eventos oficiais da prefeitura
Foto: Ítalo Milhomem/Capital News

Portadores de necessidades especiais auditivas poderão contar com o auxílio de intérpretes de libras em todos os eventos públicos oficiais realizados pelo Executivo Municipal, nas Unidades de Pronto Atendimento de Saúde (Upas), e em todas as sessões públicas da Câmara Municipal, na cidade de Campo Grande, MS. O projeto foi aprovado por unanimidade durante sessão da terça-feira (18).

De autoria dos vereadores Carlão (PSB) e Cazuza (PP), a Resolução nº 230/13, dispõe sobre a inserção de intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para o assistente social Samuel de Souza, conhecido como Samuel Surdo, que acompanhou a sessão com um grupo de 30 integrantes do Centro de Atenção ao Surdo (CAS), a aprovação é uma conquista na luta pela integração dos surdos na sociedade.

Candidato à vereador, Samuel destacou as dificuldades ao acompanhar as sessões. “Eu mesmo já vim à Câmara para acompanhar as sessões e não consegui porque sem intérpretes fica difícil”, afirmou Samuel. “Agora todas as pessoas surdas poderão entender mais o poder legislativo e participar ativamente. Quanto a Lei para intérpretes nos eventos da prefeitura e nas UPAS será uma conquista muito importante porque nos garante inclusão e o livre exercício da cidadania”, observou Samuel de Souza.

“Será um passo importante para viabilizar a integração desse segmento da população, reconhecimento da cidadania e de seus direitos significativos e fundamentais para o convívio de forma igualitária. Além de permitir a ampliação da participação política e cívica destes cidadãos”, destacou Carlão.

O vereador Cazuza defendeu o projeto e ressaltou a emenda garantindo intérpretes nas UPAS e garantiu que a tendência do prefeito Alcides Bernal (PP) será sancionar a lei.

Fonte 1: http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=249472&ed=Pol%C3%ADtica&cat=Not%C3%ADcias

Fonte 2: http://www.campograndenews.com.br/politica/tremulando-as-maos-mudos-e-surdos-comemoram-aprovacao-de-projeto-de-inclusao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *