Premiação foi concedida à projeto sobre nova abordagem de estímulos sensoriais

 

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ibaté (SP) ganhou o valor de 40 mil reais no Concurso Volkswagen na Comunidade 2014. A premiação foi concedida ao projeto intitulado “PediaSuit: uma nova abordagem da estimulação sensorial”, inscrito pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mariana Pastega. O projeto propõe a compra do equipamento PediaSuit para promover ganhos funcionais e melhora sensorial de alunos da Apae, visando a melhora da postura e integração dos sentidos, normalização do tônus muscular, ganho de força e equilíbrio, melhora na qualidade de vida e ganho de independência. “Faremos avaliações individuais e uma grande gama de alunos será beneficiada, especialmente os que tenham síndrome de Down, autismo, paralisia cerebral e desordens neurológicas”, afirma a aluna e também coordenadora do projeto. Atualmente a Apae de Ibaté atende, em média, 150 pessoas. Pastega explica que o equipamento PediaSuit já tem sido utilizado em várias Apaes e aponta resultados satisfatórios e benefícios importantes para reabilitação e integração sensorial dos pacientes.

O investimento de 40 mil reais será usado na compra do equipamento e na capacitação dos profissionais – fisioterapeuta e terapeuta ocupacional – que utilizaram o equipamento PediaSuit. Além da premiação em dinheiro, a Apae também ganhou o curso de Gestão de Projetos Sociais. “Nos sentimos orgulhosos por poder contribuir com um projeto significativo para a qualidade de vida das pessoas e também em ver nossos funcionários se dedicando e se doando em trabalhos voluntários na comunidade”, afirma Fernando Rodrigues, gerente de recursos humanos da fábrica Volkswagen em São Carlos.

De acordo com Pastega, sua trajetória acadêmica na UFSCar permitiu a criação de uma formação sólida e de uma atuação humanizada com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas de maneira responsável e criativa. “A pós-graduação na Universidade me faz refletir não só sobre realizar assistência direta aos necessitados, mas também sobre executar a gestão de serviços e pesquisas de novas práticas de forma inovadora”, ressalta.

O projeto “PediaSuit” é um dos 10 premiados no Concurso, que contou com 569 projetos indicados por 139 colaboradores da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nessas organizações. Os projetos inscritos são realizados por 372 organizações sociais, localizadas em 23 Estados brasileiros. Mais informações sobre o Concurso Volkswagen na Comunidade podem ser obtidas no site www.vwbr.com.br/nacomunidade/.

Fonte:http://www.maxpressnet.com.br/Conteudo/1,716865,Apae_de_Ibate_ganha_R_40_mil_com_projeto_realizado_por_aluna_da_UFSCar_,716865,7.htm

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *