Noticia_20140905B_ImagemA Escola Bilingue para Surdos- Apada – Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial realiza neste mês uma série de atividades para comemorar a data

A data foi instituída – oficialmente – através da Lei Federal nº 11.796, de 2008, e relembra as lutas históricas dos deficientes auditivos por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Para marcar é realizada em todo o país a Campanha Setembro Azul.

Em Toledo, a campanha alusiva ao movimento surdo tem como tema ‘Ser surdo é um direito meu. Respeitar isso é um direito seu. Não me peça para mudar. Procure me aceitar’. A Escola Bilíngue para Surdos- Apada -Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial realiza uma série de atividades para comemorar a data.

A diretora da instituição Denize de Melo comenta que o objetivo da campanha é mobilizar as autoridades e a sociedade para a garantia dos direitos humanos, lingüísticos e culturais da Comunidade Surda. “O movimento surdo em favor da educação e cultura surda tornou-se nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões e mobilizações em defesa do Instituto Nacional de Educação de Surdos- INES”.

Além do ensino regular, a diretora explica que os deficientes auditivos devem ter acesso ao Atendimento Educacional Especializado. “A criança pode frequentar o ensino regular, mas pode ter o acompanhamento correto e os direitos garantidos, ou seja, a língua de sinais”.

Ela comenta que muitas crianças surdas são encaminhadas com idade avançada para a escola bilíngue o que dificulta o ensino. “Não condiz com a idade cronológica e acaba com dificuldades e principalmente atraso de aprendizagem. A aceitação da família em ter filho deficiente também é um desafio. Muitos não aceitam a deficiência. O surdo, na maioria das vezes, não vai falar”.

 PROGRAMAÇÃO

Para debater o assunto, a escola promove uma série de atividades. Na quinta-feira (11) é realizada uma palestra com o tema educação inclusiva. O encontro acontece no auditório da prefeitura às 19h. Na terça-feira (16) a palestrante Tânia Martins fala sobre ‘Medicalização da surdez. O lado oculto do implante coclear’ também no auditório da prefeitura às 19h.

Entre os dias 22 e 26, a escola realiza diversas atividades na própria instituição. De acordo com a diretora no dia 22, os alunos recebem acadêmicos do curso de Letras/Libras da faculdade sul Brasil (Fasul). Na terça-feira (23)terá família na escola e no dia 24 os alunos viajam para Foz do Iguaçu para conhecerem a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu (Apasfi).

No dia (25), a programação será comunidade na escola com oficina de libras, contação de histórias, jogos, brincadeiras adaptadas e brinquedo de sucatas.

Ainda no mesmo dia haverá palestra sobre ‘Tecnologia para crianças surdas’. O convite é aberto a toda comunidade.

Na sexta-feira (26),dia da pessoa surda, seguem as atividades com as crianças da escola. Das 13h15 às 14h30 haverá passeata organizada pelos surdos adultos que seguem até a Unioeste. Em seguida, eles participam de oficinas com os acadêmicos. Para encerrar a programação, terá no mesmo dia Noite cultural no Senac/Toledo. Todas asatividades artísticas realizadas pelos surdos.

 APADA

A instituição atende 33 crianças e adolescentes no setor educacional e aproximadamente 115 usuários – entre adultos e familiares – nas atividades voltadas a política de assistência social. Entre as ações desenvolvidas na área educacional, as crianças participam do projeto Mãos no Esporte que oferece natação, tênis de mesa e judô. Além disso, a Apada oferece atividades de cunho assistencial e disponibiliza aos alunos e usuários diversos projetos.

 DATA/HISTÓRICO

Esta instituição federal, localizada no Rio de Janeiro, criada oficialmente pelo Imperador Dom Pedro II em 26 de setembro de 1857, é um verdadeiro Patrimônio Histórico e Cultural da comunidade surda brasileira e foi ameaçada de fechar suas portas. Somado ao temor do fechamento das escolas de surdos brasileiras, a comunidade surda posicionou-se com repúdio a opressão e discriminação sofrida pelos delegados surdos e ouvintes que foram à Conferência Nacional de Educação defender propostas para a educação bilíngue para surdos.

Fonte:

http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/2014/09/campanha-setembro-azul-contara-com-diversas-acoes/1189898/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *