02/042013

Entre os dias 11 e 13 de abril, Campo Grande irá sediar o 2º encontro das Famílias Bilíngues e Amigos de Surdos de Mato Grosso do Sul, na Câmara dos Vereadores, com intuito de promover a troca de experiências e conhecimentos entre os surdos, seus familiares, amigos e profissionais que apresentarão a importância da comunicação em Libras.
O vereador Edil Albuquerque é um dos parceiros do evento e considera o encontro importante, além de abrir espaço e fortalecer as discussões de importância para o segmento. “É um evento de posicionamento político, com troca de ideias, apresentação de projetos de sucesso e o melhor, onde estão envolvidos parceiros de outros Estados brasileiros, trazendo suas realidades e enriquecendo com informações novas”, avaliou o parlamentar.
A programação conta com conferencistas de Estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, São Paulo, além de palestrantes de MS, do Paraná, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. Serão realizadas ainda, apresentações culturais, artísticas e no último dia de evento (13), uma Feira solidária, com exposição de trabalhos de surdos e ouvintes da comunidade sul-mato-grossense.
Vale destacar que o Encontro de Famílias Bilíngues surgiu em uma roda de conversa de familiares de surdos, conhecedoras do Projeto “Família Bilíngue do Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente de Audiocomunicação)” que já tem uma década de atuação em prol destas famílias. Diante disso, a organização da Capital levantou a bandeira e assumiu a responsabilidade de organizar um evento, buscando apoio de instituições governamentais, não governamentais, Igrejas, Conselhos, Universidades e Escolas de Surdos.
Na primeira edição, realizada na 1ª Igreja Batista de Campo Grande houve a participação de 600 pessoas, porém este ano, devido ao espaço da Câmara, o número está restrito para 370 participantes. Com a excelente aceitação do primeiro encontro, o CAS/SED/MS vem atendendo as solicitações do município para realização de Encontro de Famílias Bilíngues por meio do Núcleo de Convivência deste centro em parceria com os Núcleos de Educação Especial (NUESP) ou as Secretarias Municipais de Educação dos municípios do Estado.
A organização ressaltou ainda que a programação está bastante diversificada, com presença de palestrantes familiares de surdos, profissionais surdos e amigos, além da participação de Vereadores Surdos e Ouvintes que foram convidados por sua atuação na causa da comunidade surda de Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que o evento seja um exemplo para outros Estados brasileiros e cresça nos próximos anos.
Serviço – O evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril durante todo o dia, na Câmara dos Vereadores, localizada na Rua Ricardo Brandão, 1600, Jatiuka Park. Na última semana de inscrição, o investimento é de R$ 50,00 e pode ser feito por meio de depósito bancário no Banco do Brasil, Agência 4350-8, Conta Poupança 14112-7 variação 51 FB DE SURDO EUDALIA.
O investimento será revertido para o próprio encontro e posteriormente será entregue para projetos dos realizadores, como aconteceu na primeira edição, sendo doado a APM CEADA e a mesma adquiriu materiais tecnológicos que estava necessitando para melhorar o atendimento aos alunos surdos.
O contato direto pode ser feito por meio do email familiasbilingues@gmail.com ou nos telefones: (67) 9222 9259 (Claro) ou 8170 9717 (TIM), falar com Eudalia. Após efetuar o depósito ou transferência no valor da inscrição encaminhe o comprovante para o e-mail familiasbilingues@gmail.com e informe: seu nome completo, e-mail, celular + DDD, cidade / UF, ( ) surdo ( )ouvinte.

Fonte:http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=103965

One thought on “CG sedia 2º Encontro de Famílias Bilínques e Amigos de Surdos”
  1. Muito bom Beto. Sem vocea jamais trioames estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

  2. Muito bom Beto. Sem vocea jamais trioames estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

  3. Muito bom Beto. Sem vocea jamais trioames estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *