Saiba como tratar as crianças com Síndrome de Down

Noticia_20140721_Imagemsíndrome de Down é uma alteração genética que acontece na união do óvulo com o espermatozoide, quando ocorre as divisões cromossômicas. Ainda não foi descoberto o motivo desse erro. Sabe-se, no entanto, que não existe nenhuma responsabilidade do pai ou da mãe, é um problema puramente genético.

Tal alteração determina algumas características que pessoas portadoras da síndrome apresentam, que são:

– Olhos parecidos com os dos orientais, rostos redondos e mãos pequenas com dedos curtos, prega palmar única e orelhas pequenas;

– Hipotonia: tônus muscular insuficiente responsável pela língua protusa, dificuldades motoras, problemas na fala e em 50% das casos a cardiopatia.

– Capacidade intelecutal comprometida, o que torna a aprendizagem mais lenta.

Como deve ser o tratamento:
Crianças que nascem com o problema devem receber muitos estímulos desde o nascimento, pois dessa forma conseguem vencer as limitações comuns na sindrome.

Por apresentarem vários tipos de limitações, como na fala, na parte motora, na saúde, devem ser assistidas por vários profissionais, uma equipe multidisciplinar e observação permanente dos pais e educadores.

O objetivo é inseri-los no convívio social e na sociedade como um todo. Muitos deles que tiveram uma criação com estímulos e preparação vivem hoje uma vida normal e muitos até trabalham.

Quando uma família recebe a notícia de que a criança nasceu com síndrome de Downacontece um impacto muito grande, muitas vezes pelo fato de não terem sido preparados para o problema que requer muitos cuidados. O exame de translucência nucal que diagnostica a síndrome é muito importante também, pois ao saberem da possibilidade já há uma preparação antecipada, tornando o nascimento sem maiores problemas.

estimulação desde o nascimento é muito importante, pois desenvolve os potenciais da criança. Os pais no entanto devem se empenhar em oferecer à criança todos os estímulos possíveis, mas procurar levar um vida normal, sem que isso interfira muito.

O fundamental é saber que apesar da criança precisar de toda a dedicação e cuidados, o que ela mais precisa é de carinho e um ambiente acolhedor que lhe traga segurança para responder bem aos vários estímulos.

Fonte:http://www.dasmariasblog.com/post/152927/como-lidar-comcriancas-com-sindrome-de-down

Fonte: Dr. Drausio Varella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *