Espetáculo foi encenado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia.
Peça ‘Barrinho, o Menino de Barro’ é inspirada em obra de Mabel Veloso

Crianças com deficiência auditiva ficaram emocionadas após a assistirem pela primeira vez uma peça de teatro, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Isto porque o espetáculo “Barrinho, o Menino de Barro” é coreografado em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

A peça teatral é baseada na obra da poetisa e escritora baiana Mabel Veloso, e conta a história de um menino e seu brinquedo inseparável: um boneco de barro. Durante o espetáculo, um bailarino intérprete de Libras dá vida ao espetáculo para quem não pode escutar o que está sendo contado pelos atores.

Fernanda Paquellet, atriz e diretora da peça, conta que o objetivo do espetáculo é possibilitar que as crianças com deficiência auditiva tenham condições de acompanhar a apresentação sem restrição.

Noticia_20160409-1A_ImagemPara os bailarinos, esta linguagem é uma coreografia. E aí a gente criou essa ideia de que, para todos os atores, a gente tivesse o bailarino traduzindo, para que a criança surda pudesse sentar em qualquer lugar do teatro e não precisasse ficar em um cantinho restrito, com uma tradutora”, explica.

As crianças com deficiência auditiva se emocionaram com o que viram. O bailarino Edwuin Carvalho, que atua na peça, traduziu os sinais de José, que tem apenas 11 anos. “Ele falou que se sentiu muito emocionado, se arrepiou e que foi uma experiência incrível. Ele também disse que aprendeu muito com a experiência de ver um espetáculo que é traduzido em Libras”, disse o bailarino.

Noticia_20160409-1B_ImagemFonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *