https://youtu.be/E92E8AqkHoo

Familiares de alunos que estão impossibilitados de aprender em sala de aula foram à instituição para cobrar providências. Secretaria de Educação informou que espera resolver o problema em breve

Os alunos surdos da Escola Estadual Augusto Severo, no bairro Petrópolis, Zona Leste de Natal, estão com as aulas comprometidas pela falta de professores intérpretes de libras, a língua brasileira de sinais. Sem os profissionais do ensino, adolescentes de 14 a 16 anos estão impossibilitados de aprender em sala de aula.

“Essa é uma escola muito boa, mas, infelizmente, foram cortados os professores, que são os ouvidos dos nossos filhos e netos. Nossas crianças não podem ficar sem professores”, disse Marileide Pio, avó de um dos alunos afetados com a situação. Familiares dos estudantes foram até a escola na manhã desta segunda-feira (8) para cobrar providências.

O diretor da escola, Onalisan Antas, explica que o processo de admissão de novos professores intérpretes de libras depende da Secretaria Estadual de Educação. “A burocracia na Educação é muito grande, para o pessoal apresentar toda a documentação e os professores sejam mesmo efetivados vai demorar por volta de uns dois meses”, completa.

A Secretaria Estadual de Educação (SEEC) informou que está trabalhando para tornar permanentes as atividades desempenhadas pelos intérpretes de libras.

Atualmente, 204 profissionais atendem 459 alunos surdos. De acordo com a secretaria, esses profissionais eram contratados via Associação dos Surdos, porém, em virtude de orientações do Ministério Público do Trabalho (MPT), a associação não pôde permanecer com esses profissionais.

Fonte:https://www.op9.com.br/rn/noticias/alunos-surdos-estao-sem-aulas-por-falta-de-professores-interpretes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *