Aplicativo traduz os ‘códigos’ do português para a Libras

noticia_20160911-2a_imagemPara garantir o acesso dos atendimentos aos surdos, um aplicativo está sendo testado no Poupatempo de São José dos Campos.

noticia_20160911-2b_imagemA tecnologia usada, por meio de um aplicativo, traduz os ‘códigos’ do português para a Libras (Língua Brasileira de Sinais), permitindo assim que o deficiente auditivo tenha acesso a um vídeo a partir de um QR Code – código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Além de São José, o aplicativo também é oferecido nas unidades da Sé e Santo Amaro, na capital paulista.

De acordo com o Poupatempo, os códigos de tradução estão aplicados na RG e Carteira de Trabalho. A tecnologia ficará em teste até o fim deste ano. Caso o usuário não possua um smartphone, as unidades disponibilizam tablets para leitura dos códigos. A unidade em São José funciona das 7h às 19h.

Receita

A Receita Federal está oferecendo atendimento a pessoas com deficiência auditiva, em Taubaté, Campos do Jordão, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Ubatuba. O antendimento é feito por meio de um tablet, com um aplicativo de videofone que possibilita a comunicação visual na Libras.

Este equipamento serve como intermediário entre o servidor da Receita Federal e o contribuinte com deficiência auditiva. A tradução é feita à distância por um intérprete de Libras.

WhatsApp
Quer saber tudo sobre as cidades da região? Mande um WhatsApp para o número (12) 98218-4888 e passe a receber as principais notícias e informações da região no seu celular através do aplicativo. Faça parte do grupo Meon, fique bem informado e convide seus amigos para participar também! Informação de qualidade a um clique de distância

Fonte:http://www.meon.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *